Machine Learning

Machine Learning ou aprendizado de máquina é uma tecnologia de inteligência artificial em que os computadores são preparados para aprender, passando a produzir resultados de forma autônoma e contínua, apresentando maior precisão nos resultados com o passar do tempo.

Com o Machine Learning a máquina é “treinada” usando uma quantidade grande de dados por meio de métodos estatísticos específicos, além de usar uma variedade de algoritmos para encontrar padrões de resposta, que dão e ela a habilidade de aprender de forma autônoma como executar a tarefa.

Durante a análise dos dados de entrada, o sistema busca padrões nas relações entre as variáveis e gera seu aprendizado. É assim que a máquina passa a saber o que e como procurar, o que e como pode encontrar esse resultado.

Machine Learning e Big Data

O conjunto de dados utilizado pelo Machine Learning pode ser textos, imagens, números e outros elementos. Quanto maior a quantidade de dados de qualidade, mais precisa fica a aprendizagem do sistema Machine Learning.

Quando associado ao Big Data, o Machine Learning permite maior eficiência e confiabilidade, seja no computador ou na nuvem.

Machine Learning e Deep Learning

Deep Learning é uma tecnologia de aprendizado de máquina (Machine Learning) que tem como base a utilização das redes neurais profundas, permitindo alto desempenho na resolução de problemas complexos que envolvam a análise de grandes volumes de dados não estruturados.

O Deep Learning se quebra em várias tarefas, possibilitando que o aprendizado possa acontecer em várias camadas, superando o desempenho humano. Tem como principais aplicações o reconhecimento de imagens, voz e texto.

Aplicações

A inteligência Artificial, o Machine Learning e Deep Learning permitem diversas aplicações em áreas como medicina, finanças, indústria, segurança, marketing, telecomunicações, entre outros.

O Machine Learning é utilizado por aplicativos de navegação como o Google Maps e o Waze, que auxiliam o motorista na busca por caminhos mais rápidos para chegar a um destino. A partir da análise de variáveis, buscam padrões em relação a locais de congestionamento e percursos, para apresentar resultados com mais precisão.

O filtro de spams dos e-mails também utliza Machine Learning. Ele bloqueia as mensagens indesejadas na caixa de entrada de forma automática, sem a necessidade de configuração do usuário do email, e se aprimora de forma automática e contínua, tornando-se cada vez mais eficiente.

O sistema de tradução do Google, o Google Neural Machine Translation – GNMT, utiliza máquinas neurais para melhorar a qualidade da tradução, passando a traduzir frases inteiras, utilizando o contexto mais amplo para descobrir a melhor opção. Com o tempo, o sistema irá oferecer traduções mais naturais e precisas.

As empresas tem percebido que precisam investir na área de inteligência artificial para se manterem no mercado. A inteligência Artificial, o machine learning e deep Learning são uma realidade mundial e seus processos estão ainda no começo, mas rapidamente irão promover grandes transformações.

Teremos imensa satisfação em oferecer a melhor solução em Inteligência Artificial e Machine Learning para sua empresa.

Fale conosco.