Internet of Things

Internet of Things (IoT) ou Internet das Coisas é a interconexão de objetos, computadores e pessoas por meio de softwares e sensores sem fio que transmitem dados via internet, facilitando tarefas cotidianas.

A IoT inclui qualquer coisa, objeto ou utensílio, tais como um relógio, um carro, máquinas, computadores, dentre outros, que venham a ser conectados para acesso via internet, permitindo maior funcionalidade.

Os sensores transmitem informações acerca do estado dos objetos pela conexão a uma central de processamento, enquanto outro dispositivo executar ações específicas. Com isso, é possível monitorar essas “coisas” e gerenciar sua aplicações.

Internet of Things e Artificial Intelligence

A internet das coisas e a inteligência artificial podem ser combinadas para garantir a otimização dos processos e aplicações.

Os dados que a internet das coisas gera podem ser processados por um software de inteligência artificial, que otimizará a tomada de decisões e contribuirá com o aumento da funcionalidade da aplicação.

Internet of Things e Big Data

A Internet das Coisas é um importante recurso de coleta de informações em Big Data, por meio da conexão à rede de telefones, câmaras, acessórios, eletrodomésticos e outros objetos.

A IoT permite a obtenção de dados sobre tendências humanas, como informações genéricas sobre comportamentos, formando o volume de dados do Big Data. A tradução dos dados coletados pode ser possível via processo de linguagem natural e aprendizado de máquina.

Aplicações

A aplicação da tecnologia de internet das coisas faz as coisas do cotidiano tornarem mais inteligentes e terem suas funções ampliadas, promovendo mais conforto, produtividade, informação e praticidade em geral. Se um objeto é eletrônico, pode ser integrado à Internet das Coisas.

O processo de geração e análise de dados pela Internet das Coisas, Big Data e Inteligência Artificial permite a produção de informações que podem ser aproveitadas por diversos setores, como saúde, comércio, indústria, transporte e serviços públicos.

A IoT é uma importante aplicação nos sistemas de segurança residencial que alertam os moradores em tempo real, via celular, em caso de arrombamento e invasão. 

É preciso que a coleta de dados e o compartilhamento adequado desses dados ocorra com segurança e proteção para todas as partes, evitando riscos e ameaças à segurança de pessoas e empresas. Para essa finalidade é importante adotar a tecnologia de Cyber Security.

Teremos imensa satisfação em oferecer a melhor solução em Internet das Coisas com Inteligência Artificial e cyber security para você e sua empresa.

Fale conosco.